segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Crescer a um outro patamar!

Pensamento 26-10-2009
Quando encontro pessoas que discutem por assuntos banais, penso o seguinte: As pessoas do nosso planeta todos os dias quando encontram outra pessoa deviam pensar como o Carl Sagan (cientista e astrónomo)-
"Na vastidão do espaço e na imensidade do tempo, é uma alegria para mim partilhar um planeta e uma época com um ser como Você".
Na imensidão do universo somos simplesmente insignificantes. Há muitas pessoas que pensam que são muito importantes, mas na realidade nem conhecem a sua insignificância.
Temos que deixar a mesquinhez e tornarmo-nos almas velhas!
Quando se vê a vida andar toda para trás e passar toda nos nossos olhos até á nossa infância e não morrer, voltamos a nascer como me aconteceu num acidente, onde o carro ficou totalmente destruído e eu só fracturei uma hipófise transversa, tudo muda!! Aprendemos a dar outro valor à vida.
"Quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do carácter, que a recomendaria a todos - não fosse, é claro, o elemento irredutível e essencial do risco.". Carl Sagan(em - Bilhões e Bilhões, cap. 19 - No Vale da Sombra -, pg. 232, Companhia das Letras).
Ler Carl Sagan é sem dúvida uma fonte de inspiração e de valores.
Ms se fizermos uma viagem até à grecia antiga, para Platão noesis era superior à dianoia, sendo a mais elevada atividade mental possível, habitando a esfera do Bem e da Harmonia divinos, e trabalhando com axiomas e princípios, idéias, formas e causas primordiais. É o que possibilita o acesso ao mundo divino, transcendente, absoluto, além do raciocínio humano comum.
Segundo as definições de Viktor Frankl, fundador da Logoterapia,
"Homem e animais são constituídos por uma dimensão biológica, uma dimensão psicológica e uma dimensão social, contudo, o homem se difere deles porque faz parte de seu ser a dimensão noética. Em nenhum momento o homem deixa as demais dimensões, mas a essência de sua existência está na dimensão espiritual. Assim, a existência propriamente humana é existência espiritual. Neste sentido, a dimensão noética é considerada superior às demais, sendo também mais compreensiva porque inclui as dimensões inferiores, sem negá-las - o que garante a totalidade do homem.
Conclusão: analisando as questões com raciocínio o ser humano consegue compreender o porque das atitudes de cada individuo, como tal consegue perdoar, essa caracteristica distingue-nos dos animais; Infelizmente alguns conseguem desenvolver mais o seu nous que outros.
(definição de nous segundo aristotéles: Intelecto distinto da nossa percepção sensorial)

Sem comentários:

Enviar um comentário